Publicado por: pongpesca | 2009/11/25

FAO aprova acordo que proíbe entrada de navios de pesca ilegal em países

Logotipo da FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations

“Um novo tratado cujo objetivo é fechar os portos pesqueiros aos navios envolvidos em pesca ilegal não declarada e não regulamentada foi aprovado pela conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

Depois que entrar em vigor, será o primeiro acordo internacional legalmente vinculativo centrado em fazer frente ao problema, segundo uma nota da FAO.

Será, além disso, o único tratado que, junto aos Estados responsáveis da conduta dos navios que operam sob sua bandeira em alto-mar em primeira instância, envolve outros países, acrescenta.

Navio que pescava ilegalmente marlonga negra no sul da Austrália inspeccionado pela Marinha australiana. Fonte: Comissão Europeia das Pescas

O acordo “para prevenir, evitar e eliminar a pesca ilegal não declarada e não regulamentada entrará agora em vigor depois que for ratificado por 25 países”.

Os primeiros membros da FAO que assinaram o tratado de forma imediata após ser aprovado pela conferência são Angola, Brasil, Chile, a Comissão Europeia, Indonésia, Islândia, Noruega, Samoa, Serra Leoa, Estados Unidos e Uruguai.

Segundo a nota da FAO, com sua adesão ao tratado, os Governos se comprometem a prevenir, dissuadir e finalmente eliminar a pesca ilegal, incluindo medidas para evitar a entrada em seus portos dos navios de pesca ilegal, impedindo que o peixe capturado de forma ilícita entre no mercado internacional.”

Fonte: Agencia EFE – 25 de Novembro de 2009

Mais notícias sobre o assunto:

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.143 outros seguidores

%d bloggers like this: