Publicado por: pongpesca | 2009/11/02

Projecto MARPROF foi apresentado ontem no Funchal

Peixe espada preto

Peixe espada preto à venda (Fonte: http://www.netmadeira.com/)

“A Madeira está à procura de recursos alternativos à pesca comercial já existe e pretende com isso aperfeiçoar as “artes de pesca”, apostando na qualidade do produto em si.

Segundo o responsável pela investigação na Direcção Regional de Pescas, João Delgado, que ontem apresentou o projecto “MARPROF: Bases para Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies profundas da Macaronésia”, a ideia «é apostar na inovação, no aperfeiçoamento tecnológico, melhorando a biodegrabilidade das artes e criando novas oportunidades de pesca para o sector».

Segundo o coordenador do projecto, a intenção é «beneficiar não só a parte científica, mas também a aplicação dos resultados do projecto ao sector em si».

De salientar que este projecto conta com o apoio do INTERREG IIIB e irá desenvolver vários objectivos e actividades de investigação, no âmbito do conhecimento da biodiversidade marinha e inovação e desenvolvimento do sector pesqueiro, nos três arquipélagos macaronésios envolvidos.

O MARPROF, que tem como parceiro a Secretaria Regional do Ambiente, através do Serviço de Investigação da Direcção Regional de Pescas, envolve também a Câmara Municipal do Funchal, através da Estação de Biologia Marinha, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e o Instituto de Ciências Marinhas de Canárias.

De salientar que este projecto, que em princípio irá terminar em 2011, tem um custo na ordem dos 800 mil euros, comparticipado nos 85 por cento por um programada União Europeia.”

Fonte: Jornal da Madeira – 31 de Outubro de 2009


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: