Publicado por: pongpesca | 2010/01/15

Rede de Ecopontos Marítimos

“A criação da Rede de Ecopontos Marítimos surge após a experiência de um ano desde o lançamento do primeiro Ecoponto Marítimo do País, localizado em Cascais.

O Ecoponto Marítimo consiste numa estrutura para deposição selectiva de resíduos relacionados com a actividade pesqueira e de náutica recreativa como pilhas, óleos, baterias, embalagens contaminadas, filtros de óleo etc. Provenientes dos barcos que, de outra maneira, muitas vezes, seriam depostos ao Mar. É uma estrutura de contraplacado marítimo, pensada de raiz, uma vez que cada contentor é específico para o material a depositar.

O primeiro Ecoponto Marítimo está disponível na “Raquete dos Pescadores”na Baia de Cascais, local de descarga do pescado, e por isso, são os pescadores os principais depositadores dos diferentes materiais. Os utilizadores de náutica de recreio contribuem também activamente para a separação dos resíduos. Atendendo à diversidade cultural que aflui ao concelho, principalmente no Verão, a informação disponível no ecoponto encontra-se disponível também em inglês.

Após o primeiro ano desde a colocação do primeiro Ecoponto, foi iniciada uma rede com a Marina de Cascais, a Câmara Municipal da Nazaré, e a Marina Quinta do Lorde na Madeira. Esta rede, à medida que for tendo um maior número de municípios aderentes, terá um forte impacto na saúde dos Oceanos e naturalmente permitirá alargar o projecto ao nível nacional.

A rede de Ecoponto Marítimos vai de encontro ao desenvolvimento sustentável dos Oceanos, na medida em que cumpre três objectivos essenciais para alcançar esse mesmo desenvolvimento: diminui os efeitos nefastos da poluição com contaminantes perigosos, promove a Educação e a Sensibilização Ambiental e finalmente promove o reaproveitamento dos resíduos. Por se tratar de um mecanismo de recolha selectiva de resíduos, possibilita a respectiva valorização e evita que os mesmos tratados como resíduos indiferenciados encaminhados para aterro ou até, que terminem no mar como acontecia na maioria.

Em relação ao impacto ambiental, e muito concretamente em relação aos óleos, prevemos com a instalação dos três novos ecopontos irá permitir recolher mais de 1000 litros por mês de óleo. Se um litro de óleo polui 1 m3 de água, 1000 litros poluem cerca de 1000 m3 de água, o equivalente a cerca de metade da capacidade de água de uma piscina olímpica. A valorização dos filtros de óleo é feita através da separação do óleo que é regenerado ou valorizado energeticamente, a parte metálica é fundida para ser reutilizada, enquanto o papel é utilizado como combustível de substituição em cimenteiras.

O objectivo principal do ecoponto marítimo consiste em “consciencializar” todos os amantes do Mar em especial os pescadores e praticantes da náutica de recreio.

Segundo palavras do presidente de uma das Associações dos Pescadores de Cascais no dia em que foi inaugurado o Ecoponto Marítimo de Cascais “veio resolver um problema para o qual os pescadores chamam a atenção de várias autarquias, mas que até agora não tinha solução concreta e é de uma importância extrema, apesar de ser uma acção simples”. Pelo contacto com a comunidade piscatória o Ecoponto Marítimo tem um impacto extremamente positivo motivando o cuidado e a conservação da estrutura, sendo motivo de orgulho para toda a população de Cascais.

A Agência Cascais Atlântico possui o registo da patente do Ecoponto Marítimo, sendo que a Agência está a divulgar este projecto como sendo um projecto adaptável ás necessidades de cada Porto ou Marina.”

Fonte: Agência Cascais Atlântico

– Para mais informações, contactar:

  • Vânia Fialho
  • E-mail: vania.fialho@cascaisatlantico.org
  • Agência Cascais Atlântico
    Complexo Multiserviços – Est. de Manique nº1830
    2645-550 Alcabideche
  • Tel: 21 0995 353   

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: