Publicado por: pongpesca | 2010/03/16

Anunciadas as candidatas a reservas mundiais de surf

Kelly Slater com o Brad Farmer em fundo. Kelly Slater com o Brad Farmer em fundo. James Alcock

“O acontecimento contou com a presença do nove vezes campeão mundial, Kelly Slater, numa iniciativa para proteger as principais zonas de surf do mundo.

Foram anunciadas na passada sexta-feira na praia de Bondi, na Austrália, as praias candidatas a receberam o selo de Reservas Mundiais de Surf.

O acontecimento contou com a presença do nove vezes campeão mundial, Kelly Slater e do co-fundador das Reservas Nacionais de Surf da Austrália, Brad Farmer.

Outras das novidades é que este será o ano dedicado à protecção e preservação dos spots de surf.

“É algo muito entusiasmante e que me orgulho de fazer parte”, salientou Slater. “É incrível como as Reservas Mundiais do Surf ainda não aconteceram, por exemplo, no Havai, que é o berço do surf”, disse.

Em parceria com as comunidades locais, as Reservas Mundiais de Surf procuram identificar e proteger as principais zonas de surf do mundo. As candidatas são nomeadas tendo em conta quatro critérios: qualidade e consistência da onda; importância para a cultura do surf e a sua história; características ambientais e apoio da comunidade.

São vários os spots finalistas que vão desde o Havai até à Austrália, passando pela Califórnia. A selecção foi feita através de 125 praias consideradas ícones em cerca de 34 países. Como exemplos temos North Narrabeen e Manly Beach na Austrália, Malibu e Santa Cruz na Califórnia e Waikiki North Shore de Oahu no Havai. Na terra dos cangurus, por exemplo, os finalistas são Margaret River, a Gold Coast e praia de Sidney.

O spot eleito irá receber uma atenção redobrada por parte da entidade de forma a preservar as suas características naturais e protegendo-a da acção nefasta do homem como é o exemplo a exploração imobiliária costeira.

A decisão final será anunciada pelo primeiro-ministro australiano em Junho.”

Fonte: SurfTotal – 15 de Março de 2010


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: