Publicado por: pongpesca | 2010/05/26

EcoDebate – Vários – 26 de Maio de 2010

Pesca no golfo do Maine, EUA. Foto da National Geographic SocietyPesca no golfo do Maine, EUA.

Pesca predatória e sobrepesca: A fonte ameaça secar, artigo de Marcelo Szpilman

“Não há dúvidas de que a carne de peixe é uma das melhores, em se tratando da facilidade de digestão e valor nutritivo. Temos também diversas razões gustativas para apreciarmos as lagostas, camarões e mexilhões. Comê-los sempre foi um ato natural e nada antiecológico. No entanto, para que possamos continuar a consumi-los no futuro devemos pensar de forma responsável sobre este assunto. Os oceanos e sua biodiversidade devem ser vistos como uma prioridade na questão da preservação ambiental.”

Crise ecológica, capitalismo, altermundialismo: um ponto de vista ecossocialista, artigo de Michael Löwy

“Os ecologistas se enganam se crêem poder abrir mão da crítica de Marx ao capitalismo: uma ecologia que não leve em conta a relação entre “produtivismo” e lógica do lucro está destinada ao fracasso – ou pior, à sua recuperação pelo sistema. Os exemplos não faltam… A ausência de uma postura anticapitalista coerente levou a maior parte dos partidos verde europeus – França, Alemanha, Itália, Bélgica – a tornar-se simples parceiro “ecoreformista” da gestão social-liberal do capitalismo pelos governos de centro-esquerda. A opinião é de Michael Löwy em artigo para o n° 14 da revista Margem Esquerda reproduzido pela CartaMaior, 24-05-2010.”

Coleta de óleo A em Pass-a-Loutre, na área do Delta do Rio MississippiColeta de óleo A em Pass-a-Loutre, na área do Delta do Rio Mississippi.

Sob pressão e acuada, BP ameaça desistir de nova tentativa para conter óleo

“Sofrendo crescente pressão do governo dos Estados Unidos para conter o vazamento de petróleo no fundo do Golfo do México, a British Petroleum alertou nesta terça-feira que uma nova tentativa de tapar o poço pode ser adiada ou mesmo abandonada.”

Fonte: Ecodebate – 26 de Maio de 2010


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: