Publicado por: pongpesca | 2011/03/25

EMAM – Convite à participação da comunidade científica na Campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011

Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM)

Convite à participação da comunidade científica na Campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011

A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) vem por este meio convidar todos os investigadores na área da Biologia Marinha a participar na campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011.

1. Objectivo Campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011
A campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011 tem como objectivo principal a inventariação e caracterização das espécies e habitats do arquipélago das Berlengas (Ilha da Berlenga, Estelas e Farilhões).

2. Descrição da campanha
A equipa M@rBis, em conjunto com uma equipa de investigadores marinhos, mergulhadores e especialistas na identificação da flora e fauna marinhas, pertencentes à comunidade científica portuguesa, pretende amostrar e identificar os valores da biodiversidade existentes no arquipélago das Berlengas. Para este efeito torna-se desejável ter a colaboração dos investigadores que possuam algum conhecimento sobre a biodiversidade marinha e/ou que estejam a trabalhar na área da biologia/ecologia marinha na costa Portuguesa.
Estes dados serão carregados no sistema M@rBis (Marine Biodiversity Information System), permitindo desta forma obter a cartografia da biodiversidade marinha presente no arquipélago.
O projecto decorrerá de 25 de Março a 23 de Outubro do corrente ano, prevendo-se que as acções sejam desenvolvidas durante os fins-de-semana. As saídas serão realizadas com uma frequência de dois fins-de-semana por mês, estando condicionadas ao estado do mar.
A campanha irá envolver uma equipa de cerca de 15 investigadores por cada fim-de-semana de trabalho: 8 a 10 investigadores estarão alocados às operações de mergulho e entre 5 a 8 pessoas irão prestar apoio em terra na identificação, catalogação e armazenamento das amostras – a equipa terá como base de trabalho as instalações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um laboratório no IPL (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche).
Em cada dia de trabalho, a equipa de mergulhadores irá deslocar-se às Berlengas (tendo como ponto de partida Peniche), para fazer o trabalho de amostragem e inventariação da biodiversidade marinha.
Após os mergulhos no arquipélago, esta equipa regressa à base para processar as amostras e a informação obtida em cada mergulho. No fim de cada dia, depois das amostragens, triagens, identificação e armazenamento dos espécimes amostrados, o trabalho dar-se-á por concluído quando a informação estiver devidamente inserida na interface do sistema M@rBis.
Cada equipa de mergulho será composta por 4 ou 5 duplas de mergulhadores, com um protocolo de mergulho previamente estabelecido. Cada dupla será equipada com uma fita métrica (para delinear o transepto), uma câmara fotográfica subaquática e uma placa de registos. No caso em que se verifiquem recolhas de material, as equipas irão levar ainda consigo um quadrado de amostragem, sacos de amostragem e material diverso para auxiliar esta tarefa.
Aceitam-se manifestações de interesse para a integração na equipa de cientistas convidados na Campanha EMAM/M@rBis/Berlengas2011.
A EMAM reserva-se no direito de escolher os elementos para a campanha em função das necessidades técnico/científicas e disponibilidades logísticas desta Estrutura de Missão, atento o universo global dos candidatos e das respectivas competências funcionais.

Contacto:
Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar
Task Group For Maritime Affairs

marbis@am-em.org

http://www.emam.com.pt
Rua Costa Pinto 165,
2770-047 Paço de Arcos, Portugal

Fonte: http://www.emam.com.pt/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: