Publicado por: pongpesca | 2011/11/18

Observação Turística de Cetáceos nos Açores: Estudo Antropológico

lsilva_site.jpgData: 21 Novembro | Hora: 18h | Local: FCHS – Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa – Sala Multiusos 1 (Edifício ID, Piso 0)

Organização: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)

Esta comunicação aborda os efeitos sócio-culturais da Observação Turística de Cetáceos nos Açores, entendida como uma operação de natureza comercial que permite observar baleias e golfinhos no seu habitat natural, e ainda nadar com golfinhos, a partir de uma embarcação.

Nos últimos vinte anos, esta indústria desenvolveu-se significativamente no arquipélago, existindo hoje 23 empresas e 53 embarcações licenciadas para o efeito, enquanto o número de clientes ronda os 50.000 por ano.

Mais do que caracterizar a oferta e a procura, interessa-me discutir os efeitos sócio-culturais da actividade, sobretudo na forma como os indivíduos interagem entre si e com os cetáceos, no saber de ecologia marítima e nas identidades colectivas, onde o legado baleeiro ocupa um lugar de relevo, especialmente nas ilhas do grupo central, principalmente no Pico.

A discussão baseia-se em trabalho de campo feito em 2011 nas ilhas de São Miguel e do Pico, concretamente em Ponta Delgada e nas Lajes do Pico, por ser aqui que o sector está mais desenvolvido.

Mais informações:

E-mail: cria@cria.org.pt

Sítio: www.cria.org.pt


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: