Publicado por: pongpesca | 2011/11/30

Sandrains @ PONG-Pesca – Pt

Eis a versão em português (Novo Acordo Ortográfico) do texto que publicámos há uma semana sobre este documentário (ver aqui)

(Obrigado Helena Pimentel pela tradução!)

Sandgrains [Grãos de areia] é um documentário produzido pela Matchbox Media Collective através de financiamento coletivo.

Há cada vez mais consciência dos damos que estamos a causar aos nossos mares devido à poluição e à sua sobre-exploração. Não é só a vida marinha selvagem que é afetada: pequenas comunidades por todo o mundo que dependem do mar para sobreviverem estão a ser levadas ao limite por práticas de gestão de pescas com objetivos a curto-prazo e cronicamente ineficientes.

O Sandgrains conta a história da comunidade costeira de Ribeira da Barca em Cabo Verde, que luta pela sobrevivência face à política das pescas insustentável e injusta da União Europeia (UE). A sobrepesca por parte de frotas europeias levou a uma quebra súbita nas capturas, impedindo aos cabo-verdianos o acesso a um recurso natural que os sustentou durante centenas de anos. Sem peixe que proporcione alimentação e rendimento, a comunidade vê-se forçada a vender a areia das suas praias, despojando-as por completo e deixando uma paisagem com cicatrizes de lodaçais e pedras. Sem a areia como barreira, a costa está a ser erodida pelo mar e a levar casas e estradas com ela. Para os habitantes de Ribeira da Barca, é também um modo de vida que está a desaparecer e as causas encontram-se a muitas centenas de quilómetros, nas decisões tomadas por pessoas que eles nunca hão de conhecer.

O Sandgrains é um novo género de documentário, produzido coletivamente por pessoas que querem trabalhar juntas para conseguirem uma mudança significativa. É tanto uma campanha como um filme: a Matchbox está a formar uma aliança com organizações não-governamentais (ONGs) para que haja uma maior consciência das dificuldades que estas comunidades costeiras de Cabo Verde estão a passar e para exigir uma reforma da política de pescas da UE. A produção pede uma revisão de todos os aspetos da Política Comum das Pescas e propõe algumas mudanças específicas, incluindo:

– um conjunto de regras uniforme para o modo como as frotas da UE pescam no estrangeiro;

– a implementação de uma gestão regional das pescas;

– uma política das pescas da UE que seja liderada por cientistas, e não por políticos ou grupos lobistas;

– uma política das pescas da UE mais inteligente, que não exponha as comunidades piscatórias locais à competição injusta de frotas europeias maiores.

À medida que aumenta a consciência dos danos causados pelos métodos atuais de pesca industrial, cresce também o apoio público a uma mudança. Sandgrains pretende reforçar este movimento, dando voz às pessoas cujas vidas são afetadas por práticas piscatórias irresponsáveis. A Matchbox Media acredita no poder da ação coletiva; ao unirmo-nos por uma causa comum, podemos reinventar a forma como vivemos juntos e o legado que deixamos às gerações futuras.

Sandgrains está a criar um fórum aberto onde se podem trocar e discutir ideias e onde as pessoas podem contribuir como lhes for possível – quer seja tecnicamente, financeiramente, ou simplesmente passando a palavra aos seus amigos e família.

Ao chegar a pessoas com a mesma opinião, Sandgrains está a construir uma rede de contribuidores sem quaisquer hierarquias ou estruturas formais. Desta rede surgirá um novo tipo de audiência – um conjunto de defensores ativos e não paenas espectadores, que estão envolvidos no projeto e que ajudaram a dar-lhe forma. A equipa da Matchbox quer que o filme seja um testemunho do que pode ser alcançado através da ação coletiva.

Este documentário só pode ser feito com o seu apoio!

Junte-se à campanha e torne-se um produtor de Sandgrains em www.sandgrains.matchboxmedia.org


Responses

  1. […] irá publicar as novidades sobre este projeto, ao qual se associou. Para saber mais, veja este artigo. Partilhe este post:EmailPrintFacebookTwitterGostar disto:GostoBe the first to like this […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: