Publicado por: pongpesca | 2012/02/29

Naturdata.com – Biodiversidade Online

Naturdata.com - Biodiversidade Online“O Naturdata é um projecto independente, nascido na sociedade civil cujo objectivo é a recolha, produção e divulgação de informação sobre a biodiversidade de Portugal.

O projecto está actualmente composto por uma base de dados e pelo portal Naturdata sendo este último de acesso livre e gratuito.

Ambos são desenvolvidos através do voluntariado de pessoas que de alguma forma se interessam pelo tema da biodiversidade e que queiram colaborar com o mesmo.

Objectivos:

Dentro do objectivo de recolher, produzir e divulgar informação, estabelecemos desde o início prioridades e objectivos:

A primeira prioridade, foi a de elaborar a primeira listagem de espécies de Portugal.

Alguns grupos como os répteis, anfíbios, aves, peixes, mamíferos e alguns insectos, encontravam-se já bem inventariados e com listas oficiais publicadas, mas quando o Naturdata nasceu, a grande maioria dos grupos não tinham ainda sido sequer inventariados. Seguramente mais de 70% das espécies não estavam ainda inventariadas em Portugal ou tinham listagens muito antigas e completamente desactualizadas. Acreditamos que é necessário um sólido conhecimento para uma mais eficiente gestão da biodiversidade e foi com o intuito de responder à questão “Quantas espécies existem em Portugal?” que iniciámos os trabalhos.

Este, além de ser um trabalho monstruoso, nunca estará terminado, pois as listagens estarão sempre em constante evolução com novas espécies a serem descobertas ou introduzidas, outras a desaparecerem ou a serem corrigidas ou redistribuídas, no entanto, este facto não diminui a utilidade ou fiabilidade do trabalho efectuado e esta será uma ferramenta que reflectirá o nosso conhecimento em cada momento.

O segundo objectivo foi a criação do portal Naturdata disponível online de forma gratuita para que a informação possa ser facilmente acedida por todos. Este portal é uma enciclopédia da biodiversidade de Portugal, uma definição que, não sendo da nossa autoria, achamos que descreve na perfeição o que se pretende.

O terceiro objectivo já em curso é o de registar fotograficamente as espécies de Portugal, mais um trabalho que nunca estará concluído mas que acreditamos ser de grande utilidade permitindo-nos reconhecer as espécies que ocorrem em território nacional.”

Mais informações aqui.

Consultar sítio aqui.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: