Publicado por: pongpesca | 2014/11/27

Carta para a Ministra Assunção Cristas – 137 ONG pedem que se comprometa a acabar com a sobrepesca já em 2015

NGOLetter PT 2

8 Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas, entre 137 ONG de toda a Europa, enviaram hoje uma carta à Ministra Assunção Cristas a pedir que se comprometa a acabar com a sobrepesca já em 2015.

Em 15 e 16 de dezembro, A Ministra da Agricultura e do Mar reunir-se-á com os seus homólogos para tomar uma decisão referente aos limites de pesca de unidades populacionais de peixe no Oceano Atlântico e águas adjacentes. A sua decisão será tomada no contexto da Política Comum das Pescas (PCP) reformada, a qual obriga, tanto quanto possível, a acabar com a sobrepesca até 2015 e, numa base evolutiva e gradual, o mais tardar até 2020, para todas as unidades populacionais. Assim, as ONG solicitam à Ministra que cumpra o prazo de 2015 para todas as unidades populacionais, pois qualquer atraso em acabar com a sobrepesca irá simplesmente prolongar a degradação ambiental e as dificuldades socioeconómicas do sector das pescas. Com menos peixe, só poderá haver menos pesca. Chegou a altura de cumprir as expectativas da PCP reformada e de acabar com a sobrepesca na UE pelo bem do ambiente marinho, dos recursos haliêuticos e das comunidades que deles dependem.

Versões similares da carta foram enviadas a todos os Ministros Europeus das Pescas.

Ver carta aqui.

*Subscrevem a carta as seguintes associações – Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação dos Elasmobrânquios (APECE), Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Observatório do Mar dos Açores (OMA), Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre Pesca (PONG-Pesca).
Anúncios

Responses

  1. […] aqui e […]

  2. […] Ver artigos relacionados aqui e aqui. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: