Publicado por: pongpesca | 2015/03/26

Inverter a Maré – Acabar com a sobrepesca no noroeste da Europa

Turning_The _Tide_Overview_Map_Large“Os mares do noroeste da Europa – os mares do Norte, da Irlanda e Céltico, juntamente com as águas a oeste da Escócia e da Irlanda – gozam de uma combinação rica e diversa de ambientes e de vida selvagem que moldaram as culturas instaladas nas suas margens. Durante milénios, a riqueza natural destas águas impulsionou o desenvolvimento das comunidades costeiras e permitiu a expansão das pescas na busca de alimentos e rendimento.

No entanto, nas últimas décadas, a escala dessa expansão tem aumentado dramaticamente. Os apelos à redução da pressão de pesca por parte de cientistas e ambientalistas têm sido demasiadas vezes ignorados por políticos que dão prioridade a ganhos económicos e políticos a curto prazo, em detrimento de uma sustentabilidade a longo prazo. Em resultado disso, diversas unidades populacionais de peixes entraram em situação de rutura um pouco por toda a região, o que teve consequências devastadoras para as comunidades piscatórias. Perante isto, a União Europeia (UE) aprovou recentemente uma reforma da política de gestão das pescas, a Política Comum das Pescas (PCP), que deverá revelar-se como um importante primeiro passo para a recuperação e manutenção da saúde das pescas e das unidades populacionais depeixes, bem como das comunidades e dos ecossistemas marinhos que delas dependem.

Este relatório faz uma análise aprofundada dos mares do noroeste da Europa, das suas características, da sua história e do papel que as pescarias têm desempenhado nas fases de crescimento e de recessão das comunidades à beira-mar. O conhecimento das diferentes regiões – e do papel fundamental desempenhado pelas suas unidades populacionais de peixes – reforça a importância de uma implementação eficaz da PCP reformada, que obriga ao fim da sobrepesca na Europa, tanto quanto possível em 2015 e, o mais tardar, até 2020. Chegou a hora de garantirmos que os objetivos desta política passam da retórica à realidade.”

Ver síntese em português aqui.

Ver relatório completo aqui.

Ver infografia relacionada aqui.

Saber mais sobre a campanha aqui.

Subscreva a petição dirigida ao Comissário Vella aqui.

Fonte: Pew Charitable Trusts – 17 de fevereiro de 2015

Ver artigo relacionado aqui.

 


Responses

  1. […] artigo relacionados aqui e […]

  2. […] artigo relacionados aqui, aqui, aqui e […]

  3. […] artigo relacionados aqui, aqui, aqui e […]

  4. […] artigo relacionados aqui, aqui, aqui, aqui e […]

  5. […] Ver artigos relacionados aqui e aqui. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: