Publicado por: pongpesca | 2015/05/13

Peixe morto apanhado no rio Tejo

Há uma semana era a espuma junto ao açude de Abrantes e Barragem de Belver. Na passada terça-feira, 12 de Maio, foi a vez do presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, denunciar o aparecimento de centenas de peixes mortos junto à Barragem de Belver. O autarca de Mação explicou à Lusa que o episódio “não é de hoje nem pontual”.

Vasco Estrela revelou que a autarquia tem recebido “de forma recorrente queixas dos munícipes sobre os maus cheiros da água do rio Tejo, para além do fraco caudal e do seu mau aspeto, de cor acastanhada e com bastante espuma. Ao que tudo indica, os peixes mortos ficaram retidos nas grelhas que impedem os resíduos e lixo de entrarem nas turbinas de produção de eletricidade.

O presidente de Mação revelou ainda que a eventual fonte de poluição das águas do Tejo não estará em território português, já que os peixes terão vindo mortos ao sabor da corrente. “Isto não pode continuar assim”, afirmou o autarca à agência Lusa, adiantando que vai ser apresentada uma queixa na Agência Portuguesa de Ambiente (APA) para que a entidade investigue o que é que se está a passar no maior rio nacional.

De referir que os peixes, alguns com mais de três quilos, segundo testemunho de um pescador local, foram retirados esta terça-feira por funcionários da EDP, que trabalham na Barragem de Belver/Ortiga, sendo depois enterrados em valas abertas com recurso a uma retroescavadora. Contudo, sabe-se terá sido entregue na APA uma outra informação que poderia levar à realização de análises efetuadas à água do Tejo ou mesmo amostras desta. Algumas pessoas contactadas revelaram que poderá estar em causa falta de oxigénio nas águas do rio.

Fonte: blastingnews, dia 13 de maio de 2015

Ver artigo completo aqui


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: