Publicado por: pongpesca | 2015/10/20

PORTUGAL: ATUE AGORA PARA PROTEGER OS FUNDOS OCEÂNICOS

85fa2ec4-1a01-47b1-be52-ce314b4b80d5“Exma. Sra. Ministra Assunção Cristas,

Vimos através deste boletim informativo, que realça o trabalho dos cientistas europeus que estudam os fundos oceânicos, pedir a ajuda de V. Exa. para a rápida conclusão das negociações de um sólido Regulamento da União Europeia para as pescas de profundidade.

Os fundos oceânicos europeus alojam uma incrível diversidade de espécies e ecossistemas de profundidade endémicos, como recifes de coral e campos de esponjas, que prosperam há milhares de anos.

Como as espécies de profundidade vivem em águas extremamente frias, sem exposição solar, a maioria cresce lentamente e reproduz-se tardiamente ao longo do seu extenso ciclo de vida. O olho-de-vidro-laranja, por exemplo, pode viver 150 anos e não se reproduz antes dos 25 ou 30 anos de idade.

As espécies de profundidade oferecem inúmeros benefícios à humanidade, desde a regulação do clima a potenciais fármacos, mas estão sob ameaça, o que se deve em parte a umadesadequada regulamentação das pescas.

Os arrastões de profundidade arrastam pelo fundo marinho redes enormes e pesadas, fixas a placas e cabos de aço, destruindo corais, esponjas e habitats que se desenvolveram ao longo de milénios.

E toda esta destruição serve apenas para capturar poucas espécies de peixe em troca de um retorno económico mínimo.
A UE encontra-se numa posição privilegiada e pode originar uma mudança de paradigma, assumindo a liderança mundial na proteção dos ecossistemas de profundidade vulneráveis e garantindo que as espécies de profundidade são pescadas de forma sustentável.”

Ver aqui a newsletter enviada à Ministra, Secretário de Estado do Mar, Diretor Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e outros decisores e funcionários do executivo português aqui.

Fonte: Deep Sea Conservation Coalition – setembro de 2015

Ver artigos relacionados aqui e aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: